No mercado livre de energia, a cada ano, entre os meses de outubro e novembro, inicia-se o período de sazonalização dos contratos de energia.
Essa ferramenta é mais uma vantagem do mercado livre e permite aos consumidores distribuir o volume de energia contratado para os meses do ano seguinte, de acordo com a sua curva de consumo verificado ou com a projeção estimada.
Esse recurso permite a alocação de mais energia nos meses de maior consumo e, por outro lado, possa alocar menos energia nos meses de menor consumo, de forma que o volume total anual não seja alterado, e também sejam respeitados os limites acordados em contratos.
Os limites normalmente variam entre 10% e 20%, dependendo do perfil de consumo de cada empresa e da negociação realizada no momento da contratação da energia.
A distribuição dessa energia dependerá da estratégia de negócios de cada empresa no mercado livre de energia, que pode optar por apostar em uma condição futura de mercado, assumindo o risco frente ao PLD – Preço da Liquidação das Diferenças, ou, conforme o seu perfil de consumo, adequar essa distribuição de forma que não ocorra sobra ou déficit de energia no decorrer do ano e que a empresa não fique exposta no mercado de curto prazo, protegendo-se das oscilações do PLD e, proporcionando dessa forma, uma melhor previsibilidade orçamentária para o negócio.
Como sua empresa pode se beneficiar dessa importante ferramenta? Qual a melhor estratégia?
A nossa área de Gestão de Energia conta com especialistas que, além de saber tudo sobre energia, também entendem profundamente sobre os negócios dos nossos clientes, suas características, necessidades e os objetivos, e desenhando, então, a melhor estratégia para cada negócio no mercado livre de energia.
E a sua empresa, já desenhou a estratégia de sazonalização para o próximo ano? Estamos prontos para te auxiliar e tirar todas as suas dúvidas. Unite Energy, Unindo Energias!
Contrato sazonalizado de acordo com a curva de consumo da empresa consumidora.
